Beleza, um conceito distorcido!


Nunca foi tão marcante em toda a história da humanidade, o culto ao corpo magro. O aumento de casos de transtornos alimentares é significativo em pessoas com o peso normal e bonitas. Observo diversas mulheres com dificuldades de se vestirem, querendo e procurando se sentirem bem, mas sem opções, a não ser lojas especializadas para obesos. Roupas com tamanhos reduzidos, pessoas que se deprimem frente à falta de opção na hora de realizarem suas compras. Movimentos vem acontecendo contra esse falso conceito de beleza, como as meninas plus size, que nos mostram como serem charmosas e felizes com seus corpos cheinhos Porém no outro extremo desse movimento, temos inúmeras mulheres insatisfeitas com seu corpo, desesperadas em busca de um ideal de beleza impossível. Estas com sua autoestima bem fragilizadas recorrem a medicações, rituais de alimentação radicais, como jejuns prolongados, ou mesmo ingerindo quantidades mínimas de comida, o que as impede de manter um comportamento alimentar saudável. O processo de se buscar um “eu ideal”, um jeito de ser fora do padrão real. Em função dessa construção imaginária, saem em busca de fórmulas mágicas na idealização de serem felizes. Essas imagens nos são passadas pela televisão, revistas, invadindo nossas vidas, todos os dias.
A Universidade Federal de São Paulo realizou uma pesquisa com 133 praticantes de ginástica olímpica, nadadoras e garotas que fazem aulas de educação física na escola, entre 11 e 19 anos de idade. Resultado: 74% das ginastas, 56% das nadadoras e 58% das demais confessaram o temor. Não é a toa que elas comem menos do que deveriam – 41% das ginastas fazem dieta, por exemplo. No cardápio da maioria faltam cálcio e carboidrato. Pais devem ter atenção com a alimentação dos filhos, pois uma má alimentação quando jovem pode trazer problemas quando adulto.
Vale ressaltar que o corpo ideal é aquele que é adequado para nossa estrutura física, que nos faz sentir bem, preservando a saúde. O momento é de reavaliação de conceitos, e também de se permitir ser nós mesmos, de lidarmos com nossas questões emocionais de forma adequada.
É fundamental que se procure avaliar o conceito de beleza, e procurar se necessário, ajuda especializada para desenvolver autoestima, e aprender que cada um tem sua própria beleza, do qual a faz ser única e especial.

Por: Luciana Kotaka Psicóloga e especialista em Transtornos Alimentares.

12 comentários:

  1. Ahhh muito legal o post!
    Ta acontecendo d+ neh?!
    isso eh culpa dos preconceitos ninguem se aceita todos querem viver como a sociedade aceita eh triste =/

    Beijoooo
    Monique

    http://unhaspintadasecia.blogsot.com

    ResponderExcluir
  2. ISSO É COMPLICADO FLOR
    PASSO POR ALGO PARECIDO
    ME ACHO GORDA E FEIA E NÃO FGOSTO DO QUE OLHO NO ESPELHO
    POR MAIS Q DICAM VC ´´ E MAGRA E LLINDA
    É DIFICIL BJUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  3. Legal o post e confesso que ja aconteceu isso comigo,não tão profundo mas se eu nao parasse só Deus.
    http://beautyblack2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu sou magra, magéeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerrima :S as vezes me incomoda eu ser tão magra. Não é exagero, todo mundo fala=/ mais eu como e não engordo, fazer o que né?!
    Enquanto tem gente que quer emagrecer eu quero é encorpar rsrs.
    Beijos

    E obrigada por me linkar amiga.
    http://wondernailvarious.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Pois é complicado mesmo, eu tenho essa neura. Quero pq quero perder 5kg, estou até tomando CLA para isso ... tsc tsc


    http://deblusinhabranca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. concerteza o corpo ideal e aquele que nos faz sentir bem!

    ResponderExcluir
  7. Oi querida!!

    Retribuindo a visitinha e claro seguindo!! Super adorei o post, tenho esse problema, as vezes me olho no espelho e me acho super gorda!! E olha que sou magrinha, mas sempre tenho o cuidado de não ficar tão paranóica.. Porque se não passo dias sem me alimentar direito!

    Bjãooo e volte sempre que quizer!
    natyfigueiredo.com

    ResponderExcluir
  8. eu estou acima do peso, mas acho que o meu peso ideal é 52 kg, menos que isso a calça vai p 36 e me sinto bem com 38 rs

    ResponderExcluir
  9. Amei o post! Fala de um assunto muito importante para todos. É difícil nos aceitar quando a mídia impõe um ideal de beleza. Mas temos que superar isso e ter consciência de que podemos ser belas de qualquer jeito, não importa se somos magras, gordinhas, altas, baixas... o trunfo é nos apegarmos nas nossas qualidades, e não nos "defeitos". Bjocasss

    http://algodaocompoa.blogspot.com/
    @algodaocompoa

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que as pessoas hoje em dia estão mais preocupadas em serem gordas ou magras do que serem saudaveis...

    gothicowl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Esse assunto é bem delicado mesmo :/
    tantas pessoas buscando o corpo perfeito sendo que já possuem .-.

    Beijos.
    http://diariodelooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obs: Os comentários serão respondidos aqui, isso não significa que eu não visite seu blog, deixe o link ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2013 Sessão Feminina / Template Elaborado por Kathy Castricini