Flores Comestíveis


Não sei se algumas de vocês já fizeram isso, comer flor... Já fiz isso na infância rss, quando lembrava já pensava: Coisa de criança, onde já se viu, ficar comendo flor... Hoje navegando na net vi uma matéria bacana sobre flores comestíveis que servem até para a culinária. E o mais interessante é que o uso de flores na culinária vem de longe, na idade média, há registros de flores decorando pratos e até os romanos já cultivavam violetas e rosas para empregá-las na cozinha. "Cerca de 90% das flores são comestíveis'' conta Deborah Orr, que é a proprietária da DRO Ervas e Flores, de Cerquilho (SP). Muitas, no entando, são tóxicas, e é por isso, que não podemos sair qualquer flor que vemos pela frente, só consumir aquelas de produtores confiáveis. Se for acrecentá-las às saladas, procure usar as orgânicas, recomendações de Angela Thompson, do Sítio do Moinho, que cultiva espécies comestíveis em Itaipava (RJ). Na hora de preparar receitas, atenção: delicadas, as flores não podem ser deixadas de molho e devem ser acrescentadas no momento de servir, para que não murchem. Confiram abaixo algumas das variedades que podem ser servidas :)


Crisântemo - Seu miolo não é usado, pois a textura não é agradável. Já as pétalas, com sua diversidade de cores, não alteram o sabor dos pratos e são ótimas na decoração de saladas.
Cravina - Parente do cravo (que não é comestível), cai bem em saladas e geleias, além de poder ser misturada ao açúcar para o preparo de bolos.

Capuchinho ou Capuchinha - Delicada demais para pratos quentes, é mais comum em saladas. “Seu sabor, meio picante, lembra o de agrião”, descreve Deborah. A capuchinha também pode ser utilizada para aromatizar vinagres. “Se guardada dentro da caixinha e na geladeira, dura até três dias”, diz Angela, do Sítio do Moinho.

Amor-perfeito - Com durabilidade menor do que a de outras flores, tem sabor suave, que lembra rosas, não exala aroma e entra em qualquer prato. É encontrada em uma enorme variedade de cores e tamanhos.
Flor-de-mel - Extremamente delicada, dura pouco. As flores brancas e roxas são as mais comuns. “Tem aroma intenso de mel”, conta Deborah. De gosto ligeiramente adocicado, vai com tudo, de peixes e carnes a sobremesas.

Calêndula - Com cores que vão do amarelo ao laranja, tem sabor um pouco amargo. “É preciso retirar o cabo e o miolo e usar apenas as pétalas”, ensina Angela. Secas, podem ir no lugar do açafrão em diversas receitas, colorindo receitas quentes. Também entra no preparo de infusões.

Calandiva - Bem resistente e com sabor azedinho, combina bem com peixes, massas e sobremesas.

Violeta - A preferida da pâtisserie francesa. É usada em geleias, recheio de bombons e também aparece cristalizada. “Resistente, aguenta pratos em diferentes temperaturas. Tem um sabor mais amargo”, diz Deborah.

Adorei essa novidade, que além de deixar o prato mais bonito, dão um toque suave ao paladar e sem dizer que são ricas em vitaminas \o/

Fonte de Pesquisa: Revista Casa e Jardim & Zero Hora Vida

0 Recadinhos on "Flores Comestíveis"

Postar um comentário

Obs: Os comentários serão respondidos aqui, isso não significa que eu não visite seu blog, deixe o link ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2013 Sessão Feminina / Template Elaborado por Kathy Castricini